O termo compliance se popularizou no Brasil na última década e ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais espaço no meio das empresas. Em resumo, o compliance significa estar em conformidade, sendo que esta conformidade se consagra nos diversos setores de uma empresa.
Na atual dinâmica empresarial, há espaço para o compliance trabalhista, tributário, empresarial, fiscal, digital, ambiental, etc. Na grande maioria das empresas, o compliance é estabelecido de modo que haja uma verificação quanto às atividades da empresa, para que todas estejam dentro dos ditames legais e éticos almejados pela empresa.
Atualmente, muitas empresas instituem o compliance de dentro pra fora, ou seja, é possibilitada a capacitação dos próprios funcionários, bem como a definição de responsáveis específicos que terão a responsabilidade de fiscalizar as atividades da empresa e se estão em conformidade com os regramentos internos e externos.
Diferentemente do que alguns empresários imaginam, o compliance não é algo apenas para empresas de grande porte, mas serve também para o empresário de pequeno e médio porte, pois é sempre importante estar atento e em conformidade com as normas, sobretudo no âmbito trabalhista, tributário e digital, de modo a evitar grandes prejuízos aos cofres da empresa.
Com esse intuito de proporcionar tranquilidade e segurança aos empresário, que o escritório Anderson Rodrigues Advogados Associados é especialista na implementação de políticas de compliance para empresas, assim, entre em contato conosco, pelo telefone (37) 99182-0080 ou pelo e-mail contato@aradvs.com.br, para que possamos lhe ajudar.
Artigo elaborado pelo Advogado Especialista em Direito Trabalhista Empresarial, Gustavo Lobato, inscrito na OAB/MG 191.534, associado ao escritório Anderson Rodrigues Advogados Associados – escritório inscrito na OAB/MG 12.209 e CNPJ n°45.020.958/0001-82 – Advogados especialistas em demandas empresariais.